HPV - Inimigo Silencioso

O HPV (papilomavírus humano) é um conjunto de vírus que engloba diferentes tipos. É a DST (doença sexualmente transmissível) mais comum, mas nem por isso, a mais tranquila. Por isso, a importância do sexo seguro: usar preservativo impede que se coloque em risco tanto a saúde feminina quanto a masculina.



Pode ser identificada através de verrugas (popularmente conhecidas como “crista de galo”) que aparecem na pele. Podem aparecer em qualquer parte do corpo, bastando apenas uma pequena lesão para que o vírus se instale ali. Por isso, são frequentemente encontradas na região genitália, onde a transmissão pode ser mais fácil.
É classificada em três grupos: baixo, intermediário e alto risco, que passa desde infecções benignas até tumores. Na mulher é grande o índice de câncer de colo do útero, principalmente naquelas que fumam e/ou tem o sistema imunológico fraco, causado por essa doença. Também é levado em consideração o número de filhos e o tempo em que ela usa anticoncepcional.
Existem quatro tipos de tratamento para o HPV: químico, quimioterápico, imunoterápico e cirúrgico, depende da parte do corpo onde o vírus está instalado. O sucesso deles depende muito de como o organismo de cada pessoa corresponde aos medicamentos. Por isso a necessidade de prevenção!



Não só a mulher deve visitar seu ginecologista regularmente, fazendo exames importantes como o Papanicolau, como também o homem deve estar atento aos sintomas. Não devemos relaxar quando o assunto é a nossa saúde. Com cuidados e prevenções é possível vivermos saudáveis e sem maiores riscos. A nossa vida agradece!