HIV - AIDS

O HIV (vírus da imunodeficiência humana), sem tratamento, causa a AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida). A infecção com HIV é relativamente pouco comum entre os heterossexuais, mas está afetando cada vez mais as mulheres.

Como se transmite?

O HIV está presente nos fluidos do organismo - sangue, sêmen e secreções vaginais e uterinas - por isso é transmitido pelo contato com os fluidos corporais, através da relação sexual, o compartilhamento de seringas, as transfusões de sangue, etc.

O vírus não provoca infecções apenas em homens homossexuais, porque pode ser transmitido também pela relação sexual vaginal. O sexo anal é particularmente arriscado, e transmite a doença mais facilmente do que o sexo vaginal. É menos provável que o vírus contamine a partir do sexo oral do que através da penetração, mas isso pode acontecer, especialmente se a pessoa que estiver infectada tiver úlceras bucais ou sangramento nas gengivas.

Apesar da presença do vírus na saliva, não ficou comprovado que o contágio possa ocorrer através do beijo. O HIV não é transmitido pelo contato social diário, nem ao compartilhar pratos, talheres, toalhas de banho, etc.

Quais são os sintomas?

Ao infectar-se com o HIV, a maioria das pessoas não percebe nenhum sintoma logo em seguida, embora muitos lembrem de ter tido um mal-estar semelhante à gripe. Outras pessoas sentem febre e desconforto, inflamação nas glândulas e muitas vezes uma erupção cutânea.

Os sintomas duram um curto período; logo depois, a pessoa infectada volta a sentir-se completamente saudável, sem saber que é portadora do vírus. As pessoas com HIV geralmente sentem-se bem durante vários anos, mas mesmo assim podem transmitir a infecção para outros.

No final, a maioria dos portadores de HIV vai contrair AIDS se não receber tratamento. A AIDS consiste em múltiplas infecções e doenças que envolvem diferentes órgãos do corpo.

Tratamento

Nos dias de hoje, ainda não existe vacina nem cura para a AIDS; no entanto, existem medicamentos que podem atrasar a produção de novos vírus e retardar o desenvolvimento da AIDS.

Existem muitas combinações diferentes de medicamentos, todas com efeitos colaterais.

A AIDS é uma infecção que coloca sua vida em perigo, e a única forma de proteger-se contra a doença é usando preservativo durante as relações sexuais. Você também pode reduzir o risco de contágio sabendo se o seu parceiro fez um teste de AIDS.
O assunto é muito sério gente!
Atente-se!