Endometriose



Infelizmente, a endometriose faz parte daquela lista de doenças que não são possíveis de prevenir. Ela costuma afetar as mulheres no período reprodutivo, e o número de casos é menor entre aquelas que usam os anticoncepcionais orais para evitar a gestação.

Os principais sintomas da endometriose são: dor pélvica crônica, sensação forte de dores durante ou depois do ato sexual (dispareunia), dor pélvica cíclica, que pode acontecer antes e durante o ciclo menstrual (dismenorreia), dor forte no momento de urinar, dor na região lombar baixa, sensação de desconforto abdominal.

Normalmente, o médico pede uma laparoscopia, que se trata de uma pequena cirurgia ambulatorial, em que uma câmera é colocada na cavidade abdominal passando pelo umbigo, e através dela são identificadas as lesões e qual a gravidade da doença. Também é retirado um pequeno fragmento de tecido, e com ele é feito o exame anatomopatológico. Este exame dá um diagnóstico muito preciso.


Para esclarecer melhor as dúvidas sobre a doença, se tiver qualquer suspeita, procure o seu médico. Ele dará mais detalhes sobre os sintomas, como por exemplo, como identificar a dor da endometriose e não confundi-la com cólica menstrual ou quais os efeitos colaterais provocados pelo medicamento de controle da doença.



O menin@s também é informação!

Fonte