Maquiagem e esmalte são misturados para criar efeitos em unhas

 A criatividade de quem adora esmalte não tem limites. Mesmo com lançamentos em profusão de várias cores e efeitos, as aficionadas recorrem a receitinhas caseiras para dar o seu toque pessoal às unhas. E a maquiagem se tornou coadjuvante. Há quem use sombra de olho, pó iluminador e até blush no esmalte.

Na blogosfera se encontram receitas variadas. Uma é a de usar a maquiagem em pó para criar efeitos nas unhas. A sombra, por exemplo, é salpicada em cima do esmalte com a ajuda de um pincel, que cria um efeito próximo a um “flocado”.

A publicitária Bia Pattoli testou com pó iluminador. Ela explica como fazer: "pintei a unha e, cada vez que ia limpando os cantos, mergulhava no pó um pincel de sombra com cerdas bem curtas e salpicava". Isso precisa ser feito enquanto o esmalte estiver fresco, explica. "Depois de secar, coloquei a mão debaixo d'água para tirar o excesso e passei um extrabrilho". O esmalte por cima ajuda a fixá-lo.

Outra técnica é fazer uma mistura homogênea de esmalte e sombra em pó. “O efeito fica bem diferente dos esmaltes que encontramos no mercado, pois a maquiagem tem cores únicas e brilhos discretos, que são vistos no ‘esmalte de sombra’”, diz a blogueira Ruiva Cohen, do tudo sobre esmaltes. “O esmalte fica com um pouco de textura, mas é só usar um extra brilho por cima que nivela”, ensina.

Misturas inusitadas
“No mercado tem tantas opções que estas misturas acabam soando ‘retrôs’”, diz a blogueira Daniele Honorato, do Unha Bonita. Ela conta que o preparo das misturinhas artesanais têm suas particularidades: “O esmalte pode decantar e a pigmentação não é a mesma”, ressalta.

Daniele conta que as misturas caseiras são mais comuns do que a gente imagina: “No ‘boom’ do efeito matte, tinha gente misturando talco e maisena para deixar o esmalte fosco”, conta. As invencionices nas unhas são ilimitadas.