Mitos e Verdades sobre a Alimentação


















Beber água em jejum emagrece?
Mito. O que emagrece é o balanço energético negativo. Isso significa ingerir quantidades menores de calorias em relação à necessidade diária do organismo.




Praticar atividada física em jejum emagrece?
Mito. O processo de queima de gorduras, responsável pelo emagrecimento, é dependente da disponibilidade dos carboidratos, os quais estão diminuídos em situação de jejum, fazendo que seja utilizado proteínas (músculos) para a manutenção da atividade.




Laxantes e diuréticos emagrecem?
Mito. Os diuréticos promovem perda de água corporal e com isso, consequentemente a perda de peso, mas não alteram a quantidade de gordura do organismo. Os laxantes provocam maior transito intestinal, podendo aumentar a perda de água e também, não contribuindo para redução da gordura corporal.


É aconselhável tirar a carne vermelha do cardápio?
Depende. A carne vermelha é rica em proteínas, ferro, zinco e vitamina B12, elementos essenciais para o bom andamento da saúde. Quem segue algum tipo de filosofia que exclui tal alimento do cardápio, como os vegetarianos, precisa repor as substâncias de outras formas, seja por meio de suplementos químicos ou redobrando a atenção sobre outras fontes alimentares dos nutrientes oferecidos pela carne como, por exemplo, derivados da soja e vegetais verdes escuros.


Carne de porco engorda mais que carne bovina?
Depende do corte (parte do porco), pois cada corte apresenta quantidades de gorduras diferentes. Existem carnes mais gordas, como costelinha de porco, e mais magras, como lombo. Não temos como generalizar e dizer que carne de porco engorda menos ou mais. O modo de preparo também pode influenciar: frito, cozido, assado, com molho, sem molho e etc.


Comer assistindo TV engorda?
Verdade. A TV nos distrai e acabamos comendo mais do que seria o ideal. As refeições devem ser realizadas em lugares calmos e os alimentos devem ser mastigados lentamente, para que o cérebro acione o centro da saciedade que faz com que sua fome seja satisfeita com menos quantidade de alimento.


Cerveja aumenta a barriga?
Depende de cada pessoa, se possui tendência em acumular gordura na região abdominal ou não (genética). Geralmente, a barriga está acompanhada com o aumento de peso, causado pela ingestão de calorias superiores às necessidades diárias individuais de cada organismo. Não é a cerveja que vai determinar se a pessoa terá barriga ou não, e sim todo o conjunto da alimentação.